Home office pequeno: veja 6 dicas para melhorar a organização

Com a pandemia, trabalhar em casa se tornou parte da vida de muitas pessoas. Porém, nem todo mundo tinha um espaço apropriado para realizar as atividades corporativas. Foi preciso melhorar ou criar um ambiente de trabalho correto para garantir produtividade e conforto, mesmo com um home office pequeno.

Por estar cada vez mais comum, muitas pessoas estão investindo em ações para deixar o escritório em casa mais aconchegante e apropriado para o trabalho e estudos. Não é porque o trabalho é na sua própria casa que o home office precisa ser bagunceiro e desorganizado.

A importância de se manter o espaço de trabalho em casa organizado vai muito além de apenas estética. Essa estruturação auxilia na concentração e aumenta a produtividade. Porém, para facilitar esse processo, é fundamental separar as funções de casa e do trabalho, principalmente no ambiente em que cada tarefa é feita.

Quando pensamos em projeto para ambientes profissionais, a produtividade e o bem-estar estão em jogo. Por isso, eles precisam ser levados a sério. Para ajudar você, separamos 6 dicas para otimizar e decorar um home office pequeno, deixando o espaço muito mais funcional.

  1. Pense na cores

    A base da decoração em qualquer ambiente é a pintura. Comece pensando na cor das paredes, depois pense nos tons dos móveis que devem combinar com a cor escolhida na parede e por último pense nos objetos de decoração. 

    Além da questão estética, as cores atuam diretamente nas emoções e nos sentimentos, influenciando de forma positiva ou negativa o nosso humor e, até mesmo, a produtividade no espaço. Combinar as cores da parede com objetos decorativos é uma boa maneira de harmonizar o espaço.

    Cores vivas e fortes, como vermelho, amarelo e laranja, ajudam na energia, na criatividade e no foco. Já os tons de azul e verde são bons para acalmar e criar um ambiente mais tranquilo. Entretanto, as tonalidades precisam ser usadas com moderação, pois, se aplicadas de forma exagerada, podem causar estresse, ansiedade, irritação e até preguiça.

  2. Não misture vida pessoal com home office

    Trabalhar de casa pode trazer vários benefícios, mas também tem suas desvantagens, se o trabalho não for levado a sério. Um dos principais pontos para organização e produtividade é criar um limite entre vida profissional e pessoal. Não é porque o trabalho está sendo feito de casa que ele não merece os mesmos cuidados que quando realizado no escritório.

    Se arrume normalmente para seu dia de trabalho, nada de ficar de pijama o dia todo. Depois, estabeleça horários fixos para a jornada, evitando misturar as tarefas de casa durante esse período.

    Você mora com mais pessoas, converse sobre o seu expediente e crie regras para que não existam interferências. Ao reservar um espaço próprio para o trabalho, fica muito mais fácil de organizar a mente e manter uma rotina produtiva e saudável.

  3. Priorize a iluminação natural
    A iluminação natural é muito importante para o home office pequeno, já que ela pode aumentar o espaço e ainda garantir mais saúde, bem-estar e qualidade de vida. Sempre que possível, monte seu ambiente de trabalho em uma área iluminada e com a mesa próxima da janela.

  4. Mantenha a mesa limpa e organizada
    Uma dica de ouro na hora de organizar um home office pequeno é a limpeza da mesa. Uma mesa de trabalho bagunçada só gera prejuízos nos resultados, interferindo na produtividade diária. Evite espalhar objetos na mesa e acumular papéis e itens de papelaria. Caso você trabalhe com documentos e impressos, uma boa solução é apostar em pastas e caixas organizadoras.
    Diariamente, reserve alguns minutinhos para limpar a mesa antes de começar a trabalhar. Esse hábito, por mais simples que pareça, faz uma diferença enorme na hora de manter o foco e a clareza mental.
  5. Invista em Conforto
    Com escritório pequeno, o conforto precisa vir em primeiro lugar. Nada de trabalhar na cama ou sentado no sofá.
    Nesse sentido, priorize sua postura e saúde, lembrando das regras de ergonomia, como tela do computador na altura dos olhos, cadeiras de escritório apropriada e móveis confortáveis para a jornada. Gaveteiros, estantes, nichos e organizadores são ótimos coringas para ajudar na organização e no conforto do espaço pequeno.

  6. Escolha bem os móveis
    Falando em conforto, não podemos nos esquecer da cadeira, sua principal companheira durante todo o dia de trabalho. Uma boa cadeira, com encosto para coluna e cabeça, ajudará você a manter o foco e a produtividade, além de garantir saúde.
    Isso porque, a longo prazo, usar uma cadeira ou mesa de jantar para longas horas de trabalho pode causar problemas sérios na sua coluna. É fundamental que você invista em equipamentos ergonômicos e apropriados para o trabalho.

Fonte: conteúdo extraído do blog https://blog.flexform.com.br